PINTURA A AGUARELA
A aguarela caracteriza-se pela transparência das cores. As tintas existem à venda em estado sólido (pastilhas), pastoso (tubos) e líquido (frascos). Em qualquer dos casos usa-se a água como solvente até se obter o tom pretendido.
Material necessario Seis cores de aguarela Van Gogh: Amarelo azo claro (268), Vermelho permanente claro (338), Laca granza escura (331), Terra sombra tostada (409), Azul ultramar escuro (506) e Verde Hooker escuro (645). Pínceis redondos, por exemplo, os de aguarela Van Gogh de poliéster. Papel de aguarela, por exemplo, Bloco de aguarela Van Gogh 18 x 24 cm ou 24 x 32 cm. Recipiente com água, pano de algodão ou de celulose, lápis (HB ou B), régua, borracha uma paleta de aguarela ou varios pratos pequenos brancos para realizar as misturas. |
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Passo 1 Com um lápis HB trace os 20 quadrados (macados com linhas azuis) do modelo muito levemente no papel. Com tamanho do papel 18 x 24 cm, por exemplo, você faz quadrados de 4 x 4 cm, com um tamanho do papel de 24 x 32 cm que você extrai os quadrados de 5.5 x 5.5 cm, deixando bastante espaço em volta das bordas para pôr a pintura em um passe-partout. Copie agora o molde no papel com lápis. Para maior clareza, o desenho do molde que você vê foi aplicado aqui demasiado pesadamente. Extrair tão levemente quanto possível, como as linhas escuras podem ser um distracção permanente. |
Passo 2 Misturar o Ultramarine deep (506) com um pouco muito do Burnt umber (409) e abundância de água para fazer violeta azul e pintar as sombras das casas e a ponte, a vegetação e a reflexo e o movimento da água. Deixar secar completamente. Colocar a almofada na diagonal, com o aproximado lateral superior. 5 cm mais elevado. Preparar 3 tubs/pratos da pintura: um com o Ultramarine deep (506), um com uma luz fraca - yellow (268) (= pintura muito pequena, abundância de água) e uma com violeta (Ultramarine deep (506) misturado com Madder lake deep (331)) Molhar a seção do céu com água limpa e reservá-la para embeber dentro por um momento. Aplicar o azul do Ultramarine nos lugares. A cor espalhará para fora no papel molhado, criando transições delicadas e as formas das nuvens. Adicionar alguma da luz - yellow ao branco das nuvens e acima do horizonte. Pintar as montanhas com a violeta quando a parte mais inferior do céu estiver ainda molhada. As cores funcionarão ligeiramente, borrando os esboços e fazendo as montanhas parecer um ausente mais adicional. Adicionar mais água para a violeta mais brilhante. A almofada pode agora ser colocada flat outra vez. Permitir que tudo seque completamente. |
Passo 3 Misturar o burnt umber (409), pouco Azo yellow light(268) e algum Permanent red light (370) com a abundância de água para fazer uma luz ochre-cromo/cor beige. Pintar as paredes das casas e da ponte (também em parte sobre a cor azul da sombra) e o reflexo da água. Adicionar mais Permanent red light (370) e pintar a igreja, as escadas na esquerda, e o reflexo na água. Misturar o Hookers green deep (645) com pouco burnt umber (409), Azo yellow light(268) e a água para fazer um verde natural. Com esta pintura a vegetação e o reflexo na água, incluindo sobre a cor violeta azul da sombra, já aplicadas. Diluir a cor com abundância de água e nos lugares ir sobre as montanhas, adicionando um dab do Ultramarine deep (506) para a vista sob a ponte. |
Passo 4 Misturar laranja a partir de Azo yellow light (268), com Permanent red light (370) e água, pintar os telhados, o reflexo da ponte, detalhes tais como caixilhos das janelas e as pedras na ponte (também aquelas das casas nas vistas sob a ponte). Outra vez misturar um violeta azul com o Ultramarine deep (506), pouco burnt umber (409) e água e reforçar as sombras as mais escuras das árvores, das casas e da ponte (não se esquecer de detalhes como janelas e outros acentos). Adicionar mais água e reforce o céu com os remendos. Usar uma escova limpa, molhada, a fim de amaciar pouco aqui e lá o céu nas bordas. Pintar a água, a sombra nas montanhas e uns detalhes mais claros nas casas e na ponte. |
Passo 5 Concluindo, pintar a vegetação nos detalhes direitos e do final. Misturar um verde natural do Hookers green deep (645), de algum burnt umber (409), Azo yellow light (268) e água. Pintar os remendos verdes grandes das folhas. Os remendos pequenos são criados espirrando a pintura no papel: para fazer isto, prender a escova alguns centímetros acima do papel e para bater o metal da escova com um dedo. A quantidade de pintura na escova é importante para um resultado bom. Praticar isto em uma folha de teste primeiramente. Fazer o mesmo com uma cor azul, misturada do Ultramarine deep (506), de um pouco de verde Hookers green deep (645) e água. Esperar que seque completamente. Pintar os troncos e as filiais com uma cor escura, browny-verde misturada do burnt umber (409), pouco Ultramarine deep (506) e água. Fazer outra vez uma cor azul-violeta com Ultramarine deep (506), pouco burnt umber (409) e água e acentuando o ripples na água (especialmente no primeiro plano). Iluminar a cor adicionando mais água e pintar alguns remendos da sombra nos telhados e nas paredes das casas. |
- Colores intensas e de máxima solidez
- Tonalidades inalteraveis inclindo em cores muito diluidas
- Viscosidade uniforme
carta de cores | folleto |