Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

ORPHEU

Pintura e Belas Artes

ORPHEU

Pintura e Belas Artes

Pesquisa personalizada

PINCEIS

23.08.07 | Livraria Orpheu
Pincéis e cuidados a ter...

Os pincéis são a ferramenta mais preciosa de um pintor. Há pincéis para cada tipo de material. Mas são dois os formatos básicos:
Redondos - Os pêlos são longos, arranjados de forma compacta. Este tipo de pincel permite reter mais tinta que outros pincéis do mesmo tamanho, mas formato diferente. Por isso é o preferido por muitos artistas para colorir grandes áreas.
Chatos – Espalham melhor a tinta.

Os pêlos podem ser naturais ou sintéticos. Os pêlos naturais são preferidos para pinturas a óleo e vernizes, enquanto que os sintéticos são melhores para tintas à base de água, pois as cerdas não se expandem quando humedecidas.
Para manteres este tipo de material em boas condições deves reter alguns cuidados básicos. Os pincéis devem ser limpos imediatamente após seu uso. Isto aplica-se principalmente no caso de tinta a óleo e tinta acrílica, porque a remoção dos resíduos de tinta seca pode danificar os pincéis. Nunca deixes os pincéis com as cerdas mergulhadas para baixo em recipientes com água, terebintina, ou qualquer outro solvente. Caso desejes limpá-los, utiliza as mãos ou um pano humedecido no solvente adequado. Caso contrário, os pêlos poderão deformar-se. Guarda-os separados, na vertical, com as cerdas para cima.