Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

ORPHEU

Pintura e Belas Artes

ORPHEU

Pintura e Belas Artes

Pesquisa personalizada

PINTURA A ACRÍLICO

02.04.11 | Livraria Orpheu
O acrílico é uma tinta sintética solúvel em água que pode ser usada em camadas espessas ou finas, permitindo-te combinar as técnicas da pintura a óleo e da aguarela. Se quiseres fazer tinta acrílica, podes misturar tinta guache com cola. É uma tinta que seca depressa, limpa-se facilmente e permite trabalhos com óptima qualidade. É a técnica ideal para fazeres quadros figurativos, tipo cartoon. Experimenta!

.
Técnica de Pintura a Acrílico passo a passo
Material necessario:
Bastidor 40 x 50 cm
2 bastidores 20 x 50 cm
Paleta
Acrílico Amsterdam: Branco titánio, uma ou mais cores azuis, Magenta primário
Pinceis: de cerda ou de filamento (poliéster), modelo lingua de gato
Lápis de pastel
Borracha de carvão
Fixativo
Medio acrílico brillante ou mate
Verniz acrílico brillante ou mate.
step 5 - click for a larger image
 
Passo 1
Para obter o esboço na tela, pode-se aumentar o desenho com uma fotocopiadora e passar na tela. Ao pintar com acrílico,  aconselha-se fazer o desenho com carvão ou lápis de pastel, já que o lápis de grafite fica visível através do acrílico.Os erros podem apagar-se com a borracha de carvão. Uma vez pronto o esboço, fixa-se com spray fixativo.
step 1 - click for a larger image
 
Passo 2
Pintar as linhas com tinta azul, se quiser, pode diluir a tinta com água.
step 2 - click for a larger image
 
Passo 3
Aplicar azul nas sombras dos jarrões na mesa. Neste ponto começa-se a clarificar a representacão dos jarrões.
step 3 - click for a larger image
 
 
Passo 4
Aplicar mais cor nas zonas das sombras, especialmente nas profundidades. 
step 4 - click for a larger image
 
Passo 5
Aplicar um azul aclarado com branco no lado direito dos jarrões. Pode-se variar as tonalidades de azul segundo o gosto de cada um.

Passo 6
Para a tonalidade mais escura das sombras, misturar um pouco de Magenta primário ao azul. Na parte direita, dar um toque de branco sobre o azul para conseguir um bom angulo de luz. Diluir un pouco de Magenta primário com Medio acrílico e aplicar em toques muito finos e transparentes no fundo e sobre a mesa.

Acabamento
Proteger a obra com verniz acrílico, a escolher brilhante ou mate. Tambem podem misturar entre si as duas variantes para conseguir o grau de brilho desejado. Se a pintura nao foi produzida em camadas muito espessas, já se pode envernizar passado 24 horas. 
 
step 5 - click for a larger image

 

 


 

ACRÍLICO AMSTERDAM
       descargar carta de colores
carta de cores
descargar folleto
folheto
  • A gama consta de 70 cores com um grau de resistência á luz de alto a elevado
  • Uma película de pintura extremamente duradoira (o aglutinante consiste em 100% de resina de acrilato). Para um resultado imperecível.
  • Resistênte aos alcalis, e portanto, apropiado para murais.
  • Disponivel em tubos de 120 e 250 ml e em frascos de 500 e 1000 ml
  • A pintura dilui-se fácilmente com água. 
  • O tempo de secagem é curto: capas finas ficam secas em meia hora. 
  • Graças á sua formula, a pintura é quase inodora.
Amsterdam acrílico, tubo 120 ml Amsterdam acrílico, frasco 500 ml  

Amsterdam acrílico, frasco 1000 ml

 


A escolha dos materiais e da técnica adequada está directamente ligada ao resultado final desejado para o trabalho. O suporte mais comum é a tela (normalmente uma superfície de madeira coberta por algum tipo de tecido). É possível também usar o papel (embora seja muito pouco adequado à maior parte das tintas). Quanto aos materiais, a escolha é mais demorada e, normalmente, envolve uma preferência pessoal e da tua disponibilidade financeira. O papel é o suporte comum para a aguarela e o guache, e eventualmente para a tinta acrílica. Os materiais mais comuns são: a tinta a óleo, a tinta acrílica, o guache e a aguarela. É também possível trabalhares com pastéis e carvão, embora estes materiais sejam mais apropriados para o desenho.
Cada artista desenvolve um estilo pessoal, como se se tratasse da sua própria assinatura. Isto só se consegue depois de muito trabalho e experiência, observando os métodos  e estilos de outros artistas para depois tentares pô-los em prática. O ideal é que visites museus, exposições e galerias de arte. Terás certamente muito que ver e aprender. Mas não te esqueças, na hora de criar, que na arte tudo é válido.