Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

ORPHEU

Pintura e Belas Artes

ORPHEU

Pintura e Belas Artes

Pesquisa personalizada

PINTURA A ÓLEO

02.04.11 | Livraria Orpheu
  

 

A pintura a óleo é uma técnicaartística que podes utilizar. Vais necessitar de tintas de óleo, pincéis, espátulas ou outros recursos, telas de tecido, ou superfícies de madeira ou de outro material. Vais ver que a pintura a óleo é muito versátil. A palete cromática de tintas de óleo abrange cerca de 114 cores disponíveis. Tens ainda a hipótese de as poderes conjugar harmoniosamente, nunca perdendo a qualidade cromática da pintura. Existe ainda no mercado uma larga variedade de médios que podem alterar certas características das tintas de óleo.

A consistência, a textura, o lustro/brilho e uma taxa de secura/fixação, são alguns dos factores que podem ser alterados. As tintas de óleo são uma mistura de pigmentos pulverizados e óleo de linhaça. É uma massa espessa, da consistência da manteiga, e já vem pronta para a usar, embalada em tubos ou em pequenas latas. Dissolve-se com óleo de linhaça ou terebintina (solvente) para torná-la mais diluída e fácil de espalhar. O óleo acrescenta brilho à tinta enquanto que o solvente tende a torná-la opaca. Acrescentando o óleo de linhaça a pintura demorará mais tempo a secar. Mas essa é uma grande vantagem da pintura a óleo, pois a secagem lenta da tinta permite ao pintor alterar e corrigir o seu trabalho. Para pintares a óleo aconselhamos-te a adquirires um cavalete para pousares a tela. Desta forma poderás proteger o teu trabalho, uma vez que ele demora muito a secar, mas também te facilita o processo criativo (melhor aproveitamento da luz e da cor).
Os óleos podem ser aplicados puros, para produzir uma intensa superfície de pinceladas. Ou podem ser diluídos até se obter uma consistência semelhante à das aguarelas, ou serem aplicados com um pequeno pedaço de pano de forma a produzirem apenas uma mancha suave. Se deixares secar uma camada para depois aplicares outra por cima, podes aperfeiçoar a forma da camada anterior e criar uma superfície rica em cor e textura.

 


 

Técnica de Pintura a Óleo passo a passo 

 

 

 

Material necessario
6 cores a óleo solúvel a água Van Gogh:
Branco de titânio (105), Amarelo azo claro (268), 
Vermelho naftol claro (398), Azul cobalto ftalo (514),
Verde permanente escuro (619) e Preto marfim (701).
Pinceis planos e redondos.
Suporte: papel ou tela de pintura a óleo Van Gogh
de 18 x 24 cm ou 24 x 32 cm.
Recipiente com água, pano de algodão, lápis (HB ou B),
régua, borracha e uma paleta para misturar e fazer as      
cores desejadas.
 
click for a larger image
 

 

Passo 1

Desenhe ligeiramente, com un lápiz HB, os 20 quadrados do exemplo (indicados com linhas azuis) sobre o suporte para pintura a óleo Van Gogh.

Por exemplo, num suporte de formato 18 x 24 cm desenhe quadrados de 4 x 4 cm, se o suporte for de formato 24 x 32, faça quadrados de 5,5 x 5,5 cm, assim ficará uma margem á volta do quadro que servirá para colocar num passepartur.

Agora calque com um lápis suavemente sobre o suporte o exemplo.

Quando tiver o desenho sobre o suporte, apague as linhas da quadrícula.

step 1 - click for a larger image

 

Passo 2

Componha diversas nuances de verde misturando Azul cobalto ftalo (514) com Amarelo azo claro (268) em diferentes proporções. Para os tons mais claros, junte mais amarelo e para os mais escuros mais azul. Misture um pouco de branco (105) a todas as nuances e pinte seguindo o exemplo as árvores do fundo.

Agora necessita diferentes tons de verde claro para a erva do primeiro plano. Como cor de base, misture Amarelo azo claro (268) com igual quantidade de branco (105), um pouco de Verde permanente escuro (619) e um pouco de Vermelho naftol claro (398). Junte, para conseguir as diferentes nuances: mais amarelo (201) ou um pouco de verde (602), um pouco de verde (602) e um pouco de vermelho (338).

Use as mesmas cores para as árvores do caminho, mas com menos verde e mais branco.

step 2 - click for a larger image
 

 

Passo 3

Faça um azul claro para o céu misturando muito branco (105) com Azul cobalto ftalo (514) e um pouco de Vermelho naftol claro (398). A seguir vá descendendo, vá juntando mais branco (105) e um pouco de amarelo (201). Atenção: não misture por completo as cores do céu numa paleta para que se faça um efeito de céu nubloso. Não esqueça os espaços abertos entre as folhas e debaixo das árvores.

Para o caminho, componha uma tonalidade quente arenosa á base de muito branco (105) e Amarelo azo claro (268) com um pouco de Vermelho naftol claro (398) e um pouco de Azul cobalto ftalo (514). Para a sombra do primeiro plano, junte branco (105) e um pouco de Azul cobalto ftalo (514) e Vermelho naftol claro (398).

Misture Verde permanente escuro (619) com pouco Preto marfim (701) para os pontos escuros do primeiro plano e os tons escuros das orlas do caminho.

Pinte a parte escura dos arvoredos com uma mistura de Verde permanente escuro (619), um pouco de branco (105) e um pouco de Vermelho naftol claro (398) e os pontos mais escuros com uma mistura de Preto marfim (701) e Amarelo azo claro (268).

Faça a parte clara das árvores e arbustos situados á volta do caminho com mistura de Amarelo azo claro (268), branco (105) e um pouco de Vermelho naftol claro (398) e Verde permanente escuro (619), juntando mais branco (105) para as partes mais claras nas árvores e arbustos situados no primeiro plano.

Deixe secar o quadro um par de dias até que a pintura não esteja mordente. Limpe os utensílios.

step 3 - click for a larger image

 

Passo 4

Suavize agora, um pouco as cores das árvores do fundo e dar mais forma á folhagem. Para isso, use as mesmas cores que no passo 2, mas com algo mais de branco (105). Para as sombras mais escuras junte um pouco Preto marfim (701).

Misture Amarelo azo claro (268) e Preto marfim (701) para os tons escuros da folhagem dos arboredos pequenos da direita e alterne com frios acentos escuros á base de Azul cobalto ftalo (514) misturado com Preto marfim (701).

Misture Amarelo azo claro (268), branco (105) e um pouco de Vermelho naftol claro (398) para pintar as cores amarelas e junte um pouco de Verde permanente escuro (619) para o verde claro.

Componha um castanho escuro á base de amarelo (201), Vermelho naftol claro(398) e Preto marfim (701) para os troncos das árvores e alguma  outra rama.

Misture Azul cobalto ftalo (514) e um pouco de Preto marfim (701) com água para fazer uma cor transparente e pinte ligeiramente as sombras do caminho  e a erva.

step 4 - click for a larger image

 

Passo 5

Misture Amarelo azo claro (268) e branco (105) com um pouco de Verde permanente escuro (619) e outro de Vermelho naftol claro (398) para aclarar a relva.

Junte a esta cor alternativamente Verde permanente escuro (619) ou branco (105) para a vegetação das lindes do caminho.

Misture Amarelo azo claro (268) com Preto marfim (701), junte um pouco mais de água e pinte nítidamente com um píncel redondo as ervas do ángulo inferior direito.

Misture Azul cobalto ftalo (514) e Preto marfim (701) e pinte as silhuetas dos troncos pretos do fundo.

Componha um beije claro á base de Amarelo azo claro (268), muito branco (105)  um pouco de Vermelho naftol claro (398) e pinte a luz do caminho (não sobre as sombras) e os troncos das árvores. Junte um pouco de Vermelho naftol claro (398) e algo de água e pinte de forma transparente com o píncel redondo os tronquinhos claros do fundo do bosque.

Pinte com castanho escuro (ver passo 4) algumas das ramas que se vê entre a folhagem.

Por último, faça com branco (105) e um pouco de Azul cobalto ftalo (514), alguns espaços de luz no fundo (á esquerda) e na  folhagem. Faça mais viva a vegetação situada á volta do caminho com algo de Amarelo azo claro (268), Vermelho naftol claro (398) e branco (105). Se desejar, junte outros detalhes.

step 5 - click for a larger image

 

 


 

ÓLEO VAN GOGH H2OIL

 

 
H2Oil é um óleo com umas propiedades muito especiais: a pintura mistura-se com água e o tempo de secagem é muito curto. Já nao há necessidade de usar Terebentina ou White spirit, o que faz do H2Oil uma pintura muito fácil de usar sendo, até, respeituosa com o meio ambiente. O resultado final é como aquele do óleo tradicional.
 
  • Óleo para diluir com água com as mesmas propiedades que o óleo tradicional
  • Nao precisa utilizar white spirit nem terebentina  
  • Rápido processo de secagem

 

Van Gogh H2Oil colour, tubo 20 ml Van Gogh H2Oil colour, tubo 40 ml Van Gogh H2Oil colour, tubo 150 ml

  Van Gogh H2Oil 20ml         Van Gogh H2Oil 40ml           Van Gogh H2Oil 150ml

 

 

Royal Talens

 


A escolha dos materiais e da técnica adequada está directamente ligada ao resultado final desejado para o trabalho. O suporte mais comum é a tela (normalmente uma superfície de madeira coberta por algum tipo de tecido). É possível também usar o papel (embora seja muito pouco adequado à maior parte das tintas). Quanto aos materiais, a escolha é mais demorada e, normalmente, envolve uma preferência pessoal e da tua disponibilidade financeira. O papel é o suporte comum para a aguarela e o guache, e eventualmente para a tinta acrílica. Os materiais mais comuns são: a tinta a óleo, a tinta acrílica, o guache e a aguarela. É também possível trabalhares com pastéis e carvão, embora estes materiais sejam mais apropriados para o desenho.
Cada artista desenvolve um estilo pessoal, como se se tratasse da sua própria assinatura. Isto só se consegue depois de muito trabalho e experiência, observando os métodos  e estilos de outros artistas para depois tentares pô-los em prática. O ideal é que visites museus, exposições e galerias de arte. Terás certamente muito que ver e aprender. Mas não te esqueças, na hora de criar, que na arte tudo é válido.

 

3 comentários

Sua Encomenda :