Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

ORPHEU

Pintura e Belas Artes

ORPHEU

Pintura e Belas Artes

Pesquisa personalizada

Obras de Paula Rego e Vieira da Silva estão a leilão

06.03.08 | Livraria Orpheu

Vendido por mais de 740 mil euros
Quadro de Paula Rego bate novo recorde
Tela da artista portuguesa, pintada a pastel e datada de 1994, foi vendida num leilão em Londres.
 
Quadro de Paula Rego bate novo recorde "Baying" representa uma mulher ajoelhada no chão, com os olhos fechados e uivando

"Baying" representa uma mulher ajoelhada no chão, com os olhos fechados e uivando

Um quadro da artista portuguesa Paula Rego foi hoje vendido em leilão em Londres por mais de 740 mil euros, representando um novo recorde, disse à agência Lusa fonte da leiloeira Sotheby's.
"O quadro foi vendido por 740.599 euros (558.800 libras), o que é um novo recorde mundial para a artista", afirmou um porta-voz da Sotheby's.
O quadro vendido hoje na capital britânica foi "Baying" (Uivando, em português), uma tela pintada a pastel datada de 1994 e avaliada inicialmente entre entre 350 mil e 500 mil libras (464 mil e 663 mil euros).
Em declarações à agência Lusa, Francis Outred, director e responsável pelas vendas provadas no departamento de Arte Contemporânea da Sotheby's, já havia previsto que hoje fosse alcançado um novo recorde para a venda de um trabalho de Paula Rego.
"É uma obra muito central e importante e provavelmente o maior ícone da série Mulher-Cão", sustentou.
A tela representa uma mulher ajoelhada no chão, com os olhos fechados e uivando, imagem que foi usada na capa de livros dedicados à obra de Paula Rego e na publicidade a exposições.
Segundo Outred, esta foi a primeira tela pintada a pastel de Rego que apareceu em leilão, enquanto os restantes quadros eram pastéis sobre cartão, o que justifica o "grande interesse" que recebeu de potenciais compradores.
Actualmente, os maiores admiradores do trabalho da artista portuguesa radicada em Londres são "predominantemente britânicos e portugueses, mas os americanos e europeus estão a começar a habituar-se à sua obra".
Para este especialista em Arte Contemporânea, "os preços crescentes só vão encorajar a que um maior número de obras apareçam a leilão", o que aumenta o interesse na obra de Paula Rego.
O anterior recorde de venda em leilão de um trabalho de Paula Rego foi registado há apenas três semanas, quando "The Lesson" (A Lição) foi vendida pela rival Christie's em Londres, por 446,1 mil libras esterlinas (596,881 euros no cambio daquele dia).
"The Lesson" superou por sua vez o anterior montante recorde, alcançado em Junho de 2006, pela obra "Moth" (Traça), então leiloada por 378,4 mil libras (cerca de 560 mil euros no câmbio da altura, 502 mil euros no câmbio actual).
Nascida em 1935 em Lisboa, Paula Rego estudou em Londres, na Slade School of Art, entre 1952 e 1956.
Embora tenha regressado e residido em Portugal durante alguns anos, Paula Rego instalou-se definitivamente na capital britânica no início dos anos 1960 com o marido, o também pintor Victor Willing (entretanto falecido), de quem teve duas filhas e um filho.
A primeira exposição a solo foi na AIR Gallery, em 1981, a que se seguiram várias, entre as quais uma retrospectiva na Serpentine Gallery, em 1988, e outra na Tate Liverpool, em 1997, no mesmo ano em que o Centro Cultural de Belém organizou uma exposição da sua obra.
A mais recente e, segundo a imprensa, a mais abrangente, realizou-se no Museu nacional Centro de Arte Rainha Sofia, em Madrid, no ano passado.
Francis Outred estima que a qualidade de Paula Rego é agora cada vez mais apreciada pelo público e coleccionadores e os seus quadros vão custar mais dinheiro no futuro.
"Cada venda pode representar um novo recorde", prognostica.

 


 

 

 

                                                                Paula Rego "A Dança"

 


 

 

Luta com um anjo (1992)

 

                                   Vieira da Silva "Luta com um anjo"

 


 

 

Obras de Paula Rego e Vieira da Silva estão entre as 148 a leiloar pela Sala Branca, a 28 de Fevereiro, no Centro Cultural de Belém, que acolhe pela primeira vez um leilão de arte moderna e contemporânea.

Pedro Mesquita da Cunha, da gerência da Sala Branca, leiloeira criada em Setembro de 2007, disse à Agência Lusa que este primeiro leilão reúne sobretudo obras de artistas portugueses, provenientes de coleccionadores privados portugueses.

A estreia da leiloeira ocorre no Centro Cultural de Belém (CCB), onde já se realizaram leilões de livros e fotografias, sendo esta a primeira vez que ali se licita arte moderna e contemporânea, com obras de pintura a óleo, aguarelas, técnicas mistas, escultura em bronze, porcelana e fotografia.

"The Egyptian Cats" (1982), de Paula Rego, um acrílico sobre papel colado em tela é um dos quadros com a base de licitação mais elevada, entre os 250 mil e os 350 mil euros.

Também será leiloado um acrílico sobre tela de Menez, intitulado "As Nuvens", com uma base de licitação entre os 120 mil e os 180 mil euros, e um quadro a óleo sobre tela de Vieira da Silva, de 1980, com uma base de licitação entre os 100 mil e os 150 mil euros.

Júlio Pomar, Noronha da Costa, Almada Negreiros, Leonel Moura, António Sena, José de Guimarães, Fernando Calhau, Daniel Blaufuks, Pedro Cabrita Reis, Manuel Cargaleiro, João Penalva, Nadir Afonso, Ângelo de Sousa, Mário Cesariny, Nikias Skapinakis, Michael Biberstein, René Bertholo, são alguns dos artistas representados neste leilão, que decorrerá a partir das 21:30 na Sala Luís de Freitas Branco do CCB.

Nos dias 23, 24, e 25 de Fevereiro, as obras estarão em exposição no foyer e Sala Eugénio de Andrade do CCB, entre as 10:00 e as 23:00.

Pedro Mesquita da Cunha comentou à Lusa que a arte moderna e contemporânea "está a despertar um interesse crescente em Portugal", porque "os investidores perceberam que pode ser um activo diferente dos tradicionais".

"Nestes anos de crise, em que a economia não está estável, as pessoas apercebem-se de que a arte pode ser um investimento que não se desvaloriza, pelo contrário", comentou, acrescentando que o fenómeno também está relacionado com uma mudança de gosto do clássico para o moderno e contemporâneo.

O responsável indicou ainda que a Leiloeira Sala Branca pretende leiloar obras de arte moderna e contemporânea que surgem raramente em leilões em Portugal, tais como o vídeo.

Para divulgar o catálogo do leilão internacionalmente, a Sala Branca colocou-o no site da bolsa de arte www.arteprice.com.

 

Lusa/Fim

3 comentários

Sua Encomenda :